ESG+i
Objetivo
A sigla ESG+i para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, no português) tornou-se o principal parâmetro para avaliar as ações das corporações ligadas ao desenvolvimento sustentável. Ao contrário do que a maioria pensa, a sustentabilidade vai muito além da preocupação com o meio ambiente, envolvendo questões relacionadas aos aspectos éticos e sociais, os quais precisam ser gerenciados e respeitados pelas empresas.
O ESG+i envolve atuação preventiva, proativa e responsável, com iniciativas corporativas para a promoção da responsabilidade socioambiental e se traduz em um conjunto de boas práticas, com o objetivo de definir se uma organização é sustentável (E), socialmente consciente (S) e concomitantemente corretamente gerenciada (G).
O papel e o objetivo de uma corporação ética devem ir muito além da mera maximização de lucros em nome de seus acionistas. O ESG+i, como nova cultura organizacional, aliado ao compliance, principal ferramenta de governança corporativa, busca a conformidade total, e, aliando-se às melhores práticas para a sustentabilidade e a diretrizes éticas, tornou-se indicador de transparência, qualidade e solidez das organizações.
A governança ambiental, social e corporativa é resultado da mudança no pensamento estratégico da corporação, que passa a adotar uma nova cultura organizacional com discurso de conformidade e sustentabilidade, aliadas à ética, as quais são valores inegociáveis para consumidores e investidores, cada vez mais atentos ao escolher relacionar-se com essas corporações, pois nelas sentem maior segurança em investir seu capital.
Atualmente, o ESG+i tem sido um diferencial para as corporações por estabelecer reflexões de cunho ético organizacional, que se somam à governança ambiental, social e corporativa.
Por meio do ESG+i, busca-se reduzir os impactos socioambientais adversos e negativos gerados pela organização e criar uma cultura regenerativa.
As práticas de ESG+i geram impactos positivos ambientais, influenciam cada vez mais os investidores e hoje são, além de um diferencial, uma meta almejada pelas organizações, sob o ponto de vista estratégico, rumo à conquista de novos mercados, aumento de capital e redução de custos.
Com o ESG+i, a empresa passa a se preocupar com o futuro sustentável, e para isso busca promover a igualdade e inclusão, eliminar desigualdades, além de prevenir acidentes de trabalho e de consumo (preocupando-se com seus colaboradores e consumidores e coibindo quaisquer práticas ilícitas, principalmente de fraude e corrupção).
Indicadores do ESG+i:
E: Environmental, ou Ambiental: estratégias relacionadas à conservação do meio ambiente.
S: Social: relacionamento da empresa com os stakeholders em geral e com seus empregados.
G: Governance, ou Governança: boas práticas, integridade, ética e transparência corporativa.
i: Impacto Positivo na Sociedade Global e no Planeta
Alguns dos KPIs(9) de ESG+I são:
- Responsabilidade ambiental
- Desenvolvimento de produtos sustentáveis
- Emissões de gases de efeito estufa
- Eficiência energética
- Diversidade e inclusão
- Remuneração equitativa
- Transparência regulatória
- Práticas éticas de negócios
- Participação comunitária
- Integridade corporativa
Em cada capítulo deste livro abordaremos um dos pilares ambiental, social e governança corporativa, iniciando na sequência do ambiental seguindo a própria sigla ESG+i.
Mais informações
• A obra
• Introdução
• Conceito
• Objetivo
• Sumário
• Sobre as autoras
• Folheie