ESG+i

Conceito

A expressão Environmental, Social e Corporate Governance, do inglês, que equivale a governança ambiental, social e corporativa, consiste em um conjunto de boas práticas, com uma nova abordagem, que tem o escopo de medir o comprometimento da organização sob as óticas ambiental, social e de governança corporativa e avaliar se uma entidade trabalha em prol dos objetivos sociais.

Trata-se de um conjunto de boas práticas totalmente integradas e que devem estar presentes nos negócios em qualquer empresa, independentemente da área e do porte do negócio, para sua subsistência.

A sigla ESG+i, oriunda do inglês Environmental, Social e Corporate Governance, é mais utilizada. A sigla em português é ASG: governança ambiental, social e corporativa.

A discussão sobre o tema é recente, mas esta sigla surgiu pela primeira vez na Organização das Nações Unidas (ONU), em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, em 2004, no relatório “Who Cares Wins”, quando vinte instituições financeiras desenvolveram uma proposta com o objetivo de encorajar corporações a incorporarem e integrar boas práticas em fatores ambientais, sociais e de governança no mercado de capitais.

 

Mais informações

A obra
Introdução
Conceito
Objetivo
Sumário
Sobre as autoras
Folheie

 

1 de 4