Revista LTr | Janeiro de 2022
Por Selma Carloto e Túlio de Oliveira Massoni;
Em um contexto da sociedade informacional, o tratamento de dados assume especial importância, sendo necessário o uso ético das novas tecnologias. Algoritmos, robôs e softwares de inteligência artificial exigem limites com o objetivo precípuo de proteção à privacidade, à autodeterminação informativa e às liberdades fundamentais dos titulares.
O presente artigo aborda as principais situações relevantes de incidência da proteção de dados e da Inteligência Artificial, no âmbito laboral e, com base na normativa europeia e na doutrina estrangeira, são apresentados problemas e formuladas as respectivas propostas de equacionamento.
Palavras-chave: Novas tecnologias-algoritmos; Privacidade; Autodeterminação informativa.
Sumário:
1 - Introdução.
2 - Histórico de panorama normativo.
3 - Recrutamento 4.0.
4 - Exame de perfil em redes sociais.
5 - Biometria.
6 - Geolocalização.
7 - Videovigilância.
8 - Relatório de Impacto à Proteção de Dados.
9 - Conclusão.
10 - Referências
Uma verdadeira Enciclopédia do Direito do Trabalho!
A Revista LTr é uma valiosa fonte de estudos e informações sobre doutrina, jurisprudência e legislação do Direito do Trabalho. Publicação mensal, editada há mais de 80 anos ininterruptamente. Abrange toda Legislação Trabalhista do período; Doutrina elaborada e assinada por eminentes especialistas em Direito do Trabalho; Jurisprudência Trabalhista, acórdãos na íntegra dos Tribunais Superiores e Regionais. Repositório autorizado para indicação de julgados no STF e no TST.
As informações são organizadas de modo a tornar mais ágil a localização da matéria e a consulta de modo geral. São editados índices semestrais: alfabético-remissivo, cronológico e onomástico, sobre toda matéria publicada no período.