Assédio “cibernético” e “virtual” nas relações de trabalho

Assédio “cibernético” e “virtual” nas relações de trabalho

Revista LTr | Maio de 2022

Por Selma Carloto;

Na era da big data, em um mundo dominado pelas novas tecnologias e algoritmos, acentuam-se práticas abusivas já existentes, como o assédio moral e sexual, usando-se o agressor agora de novas tecnologias, cada vez mais invasivas, principalmente se considerarmos as relações de trabalho, onde a assimetria faz parte da sua própria natureza, tendo-se de um lado um poder de direção, acentuado por relações algorítmicas e do outro lado, o trabalhador, cada vez mais fragilizado, o qual é subordinado e precisa do seu labor para o próprio sustento e de sua família.

Revista LTr | Maio 2022 | Página 621

 

Palavras-chave: cibernética; digital; virtual; assédio moral; assédio sexual; vulneráveis

 

Sumário:

1. Introdução.

2. Assédio moral.

3. Assédio moral cibernético.

4. Assédio moral “virtual”.

5. Assédio sexual.

6. Assédio sexual como crime cibernético.

Conclusão.

Referências

 

 

Conheça a Revista LTr

 

Conheça a Revista LTr

Uma verdadeira Enciclopédia do Direito do Trabalho!

A Revista LTr é uma valiosa fonte de estudos e informações sobre doutrina, jurisprudência e legislação do Direito do Trabalho. Publicação mensal, editada há mais de 80 anos ininterruptamente. Abrange toda Legislação Trabalhista do período; Doutrina elaborada e assinada por eminentes especialistas em Direito do Trabalho; Jurisprudência Trabalhista, acórdãos na íntegra dos Tribunais Superiores e Regionais. Repositório autorizado para indicação de julgados no STF e no TST.

As informações são organizadas de modo a tornar mais ágil a localização da matéria e a consulta de modo geral. São editados índices semestrais: alfabético-remissivo, cronológico e onomástico, sobre toda matéria publicada no período.

 

Ver todos os artigos

Deixe um comentário