Acesso à justiça como um direito humano fundamental: Significados, alcance e interpretações pela corte interamericana de direitos humanos

Acesso à justiça como um direito humano fundamental: Significados, alcance e interpretações pela corte interamericana de direitos humanos

Revista LTr | Fevereiro de 2022

Por Guilherme Guimarães Feliciano e Luciana Paula Conforti;

O artigo examina o acesso à justiça como um direito humano fundamental e discorre sobre o alcance, os significados e as interpretações adotadas, com respeito a tal direito, pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Analisam-se, nesse marco,as razões da apresentação e da aprovação da “Reforma Trabalhista” brasileira, cujos dispositivos, como inseridos na Consolidação das Leis do Trabalho,revelam-se discriminatórios em relação às regras do processo
civil.

Demonstra-se como as alterações legislativas impuseram barreiras econômicas ao ajuizamento de ações na Justiça do Trabalho, inclusive com o desconto de despesas processuais dos créditos trabalhistas, mesmo para os beneficiários da justiça gratuita, com aspectos de inconstitucionalidade e de inconvencionalidade.

Apontam-se a queda do número de ações na Justiça do Trabalho desde a aprovação da “Reforma Trabalhista” e a falácia das justificativas apresentadas à altura, quanto ao ajuizamento de ações temerárias. Examina-se ainda o julgamento da ADI 5766 pelo Supremo Tribunal Federal, sugerindo alternativas para o controle de convencionalidade dos artigos da CLT que impõem barreiras econômicas aos trabalhadores para o acesso à justiça.

Palavras-chave: Acesso à Justiça, Reforma trabalhista brasileira, Corte Interamericana de Direitos Humanos, Controle de convencionalidade.

Sumário:

- Introdução.

1 - Das alterações discriminatórias da legislação trabalhista: barreiras econômicas para o ingresso em juízo e queda das ações ajuizadas perante a justiça do trabalho.

2 - Devido processo legal e acesso à justiça na convenção americana de direitos humanos e na jurisprudência da corte interamericana de direitos humanos.

3 - Condenações do Brasil pela corte e comissão interamericana de direitos humanos pelo desrespeito ao devido processo legal e ao acesso à justiça, segundo a Convenção Americana de Direitos Humanos.

Conclusão.

Referências

 

 

Conheça a Revista LTr

 

Conheça a Revista LTr

Uma verdadeira Enciclopédia do Direito do Trabalho!

A Revista LTr é uma valiosa fonte de estudos e informações sobre doutrina, jurisprudência e legislação do Direito do Trabalho. Publicação mensal, editada há mais de 80 anos ininterruptamente. Abrange toda Legislação Trabalhista do período; Doutrina elaborada e assinada por eminentes especialistas em Direito do Trabalho; Jurisprudência Trabalhista, acórdãos na íntegra dos Tribunais Superiores e Regionais. Repositório autorizado para indicação de julgados no STF e no TST.

As informações são organizadas de modo a tornar mais ágil a localização da matéria e a consulta de modo geral. São editados índices semestrais: alfabético-remissivo, cronológico e onomástico, sobre toda matéria publicada no período.

 

Ver todos os artigos

Deixe um comentário