Revista LTr | Abril de 2022
Por Francesca Columbu;
O artigo faz uma análise da Proposta de Diretiva da Comissão Europeia para melhoria das condições de trabalho nas plataformas digitais. A articulação normativa da Proposta responde a três objetivos: garantir um estatuto profissional correto; assegurar a equidade, a transparência e a responsabilização na gestão algorítmica do trabalho; permitir o monitoramento, a rastreabilidade e o conhecimento do desenvolvimento do trabalho junto à exigibilidade do cumprimento das regras aplicáveis. Além da positiva iniciativa legislativa tanto do ponto de vista da política do direito quanto sob a ótica da técnica jurídica, interessante é, principalmente, a atenção dedicada à dimensão coletiva do trabalho.
Revista LTr | Abril 2022 | Página 433
Palavras-chave: Plataformas digitais de trabalho; Gig economy; União Europeia.
Sumário:
1. Introdução: o trabalho nas plataformas digitais no âmbito da União Europeia.
2. A articulação normativa da Proposta de Diretiva da Comissão Europeia sobre a melhoria das condições de trabalho nas plataformas digitais.
3. Reflexões conclusivas.
Referências
Uma verdadeira Enciclopédia do Direito do Trabalho!
A Revista LTr é uma valiosa fonte de estudos e informações sobre doutrina, jurisprudência e legislação do Direito do Trabalho. Publicação mensal, editada há mais de 80 anos ininterruptamente. Abrange toda Legislação Trabalhista do período; Doutrina elaborada e assinada por eminentes especialistas em Direito do Trabalho; Jurisprudência Trabalhista, acórdãos na íntegra dos Tribunais Superiores e Regionais. Repositório autorizado para indicação de julgados no STF e no TST.
As informações são organizadas de modo a tornar mais ágil a localização da matéria e a consulta de modo geral. São editados índices semestrais: alfabético-remissivo, cronológico e onomástico, sobre toda matéria publicada no período.