Manual Prático de Avaliação e Controle de Poeira e outros Particulados - PGR

Considerações Gerais

Desde que os primeiros animais começaram a habitar a superfície terrestre, sua respiração se fez por meio dos pulmões, e tinham de respirar um ar no qual existiam partículas em suspensão. Daí o sistema respiratório ter sido moldado de modo que fosse possível eliminar inofensivamente essa quantidade de partículas presentes no meio ambiente. O problema aparece quando essas partículas são inspiradas a uma velocidade tal que nosso sistema respiratório é incapaz de eliminá-las. Isso ocorre quando a concentração de partículas no ambiente é grande e o tempo de exposição é bem superior àquele de que o nosso organismo dispõe para ser capaz de eliminá-las. Essa alta concentração de poeira nociva e a longa exposição podem ser observadas principalmente quando o homem realiza seu trabalho nas indústrias, vez que as partículas mais prejudiciais aparecem quando geradas por um processo artificial.

Para evitar a exposição nociva à saúde, é necessário um estudo sistemático dos locais de trabalho, com avaliação quantitativa dos particulados e comparação com os limites de tolerância normalizados, além da adoção de medidas de controle, normas de procedimentos seguros e vigilância médica.

Desde a Antiguidade, encontramos estudos sobre a nocividade da poeira, os quais remontam a Hipócrates (IV a.C.). Posteriormente, Plínio citou a utilização de bexigas (balão) pelos refinadores de chumbo, que as usavam sobre a face para evitar a inalação de poeira. Ao longo da história, vários pesquisadores (Galeno, Platão, Marcial, dentre outros) tratam de alguma maneira o problema da nocividade da poeira. Em 1672, Van Diemerbroeck estudou vários cortadores de pedra mortos e comprovou na autópsia, ao dissecá-los, que seus pulmões pareciam feitos de areia. Em 1700, B. Ramazzini estudou os sintomas clínicos e lesões ocasionadas pela inalação de pó. Nos dias atuais, os estudos da exposição e controle dos particulados evoluíram bastante e, neste trabalho, procuramos informar e explicar os aspectos mais importantes da matéria.

 

Mais informações

Sobre a obra
Considerações gerais
Sumário
Folheie
Ver coleção completa
Compre junto com desconto
Outras obras do autor

 

Conheça a coleção completa

A coleção que foi revisada e atualizada, conforme as recentes alterações das Normas Regulamentadoras, incluindo o PGR (Programa de Gestão de Riscos Ocupacionais), aborda de maneira prática, o reconhecimento, a avaliação e o controle da exposição ocupacional e, em especial, os procedimentos de avaliação.

 

Obras que compõem a coleção

Manual Prático de Avaliação e Controle de Vibração - PGR | 7ª Edição 2023
Manual Prático de Avaliação e Controle de Calor - PGR | 10ª Edição 2023
Manual Prático de Avaliação e Controle de Ruído - PGR | 13ª Edição 2023
Manual Prático de Avaliação e Controle de Gases e Vapores - PGR | 9ª Edição 2023
Manual Prático de Avaliação e Controle de Poeira e outros Particulados - PGR | 11ª Edição 2023

 

Compre junto com desconto

Adquira a coleção completa com 15% de desconto e Frete Grátis.
Coleção "Manual Prático de Avaliação e Controle - PGR" | 5 Livros

 

1 de 4