Temas de Direito Internacional, Direito do Trabalho e Direito Internacional do Trabalho

Apresentação

E m um Brasil em que o Poder Judiciário é constantemente atacado e, mesmo, incompreendido, será sempre justificada a homenagem a um juiz de Direito. Em um país em que a educação sofre pela falta de atenção e apoio, será sempre bem-vinda uma homenagem a um professor. Em uma nação em que poucos se dedicam à leitura e, menos ainda, à escrita, será sempre adequado homenagear-se um escritor. Em um Estado social e democrático de Direito, uma jovem democracia como a brasileira, será sempre importante a homenagem a um advogado.

O que dirá, então, de alguém que não apenas congrega todas essas facetas, mas é um grande advogado, preocupado com a democracia e os direitos humanos, função em que esteve por muitos anos e, recentemente, voltou a desempenhar; um grande escritor –e mais, poeta — tendo diversos livros publicados em prosa e verso; um grande juiz, tendo não apenas atuado como juiz singular, mas como desembargador de destaque, tanto no campo jurídico, quanto no campo administrativo do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo, trabalhando pela simplificação da Justiça; um grande professor, atuante em diversas áreas do Direito (e mesmo em outras áreas do conhecimento), preocupado com a transmissão do conhecimento aos alunos, que os teve aos milhares, literalmente, preocupado com suas centenas de orientandos, tanto em graduação, quanto na pós-graduação.

E, finalmente, um grande doutrinador, com diversas obras publicadas na Área Jurídica, sempre com grande repercussão (e várias edições e reedições, prova de relevância e interesse despertado). Assim é Carlos Roberto Husek. Muito se pode falar a seu respeito. Em suas sentenças e votos não cabiam a linguagem hermética, inacessível aos jurisdicionados, tampouco injustiças. Em seus textos, sempre está presente o grande doutrinador preocupado em transmitir com simplicidade e correção.

E, em sua atuação como professor — determinante na vida acadêmica de tantas pessoas, não apenas, mas incluídos também os coordenadores da presente homenagem — o bom-humor, a leveza e o profundo respeito aos alunos sempre foram marcantes. A sua multifacetada trajetória profissional e acadêmica — entre o Direito do Trabalho, o Direito Internacional Público e o Direito Internacional do Trabalho — nos deu, como coordenadores desta obra-homenagem, a oportunidade ímpar de agregar tantos juristas de gerações e campos de estudos diferentes, todos de grande destaque em suas respectivas áreas de atuação.

Todos de alguma forma ligados acadêmica, profissional e afetivamente com o nosso homenageado. Nessa grande árvore multidisciplinar, ligando os tantos temas jurídicos de interesse de Carlos Roberto Husek, esta obra conjuntamente construída traz ao leitor um panorama rico sobre algumas das mais relevantes e atuais questões discutidas no Direito do Trabalho, no Direito Internacional Público e no Direito Internacional do Trabalho, nossos três eixos temáticos.

Procuramos, assim, honrar o alto nível da produção acadêmica do nosso homenageado e com o mesmo espírito crítico que ele sempre estimulou em seus alunos e orientandos. Sendo certo que a tarefa de produzir uma obra em homenagem a alguém com a trajetória de Carlos Roberto Husek é tarefa muito difícil, desde já consignamos que os méritos desta homenagem são dos demais coautores do livro e as eventuais imperfeições são nossas, dos coordenadores da obra.

Apesar de nem sempre ser fácil (e nem suficiente) dizer muito obrigado, gostaríamos de agradecer, de coração e alma, ao nosso querido Husek por tudo o que ele representou e representa em nossas vidas acadêmicas e docentes, como referência de integridade, comprometimento acadêmico e de uma generosidade sem fim.

Vida longa à Carlos Roberto Husek! Boa leitura a todos!

 

Fabiano Zavanella, Fabrício Felamingo, Henriqe Araújo Torreira de Mattos e Lucas Monteiro de Souza

 

Mais informações

Sobre a obra
Sumário

Introdução

Articulistas
Folheie a obra

Conheça nossos periódicos

1 de 4