A cadeia produtiva do chocolate e a exploração do trabalho na cacauicultura: A necessidade de se resguardar o trabalho decente

A cadeia produtiva do chocolate e a exploração do trabalho na cacauicultura: A necessidade de se resguardar o trabalho decente

Revista LTr | Janeiro de 2022

Por Vanessa Rocha Ferreira e Juliana Oliveira Eiró do Nascimento;

Este artigo discute a cadeia produtiva do chocolate e a exploração do trabalho na cacauicultura, sob a ótica da necessidade de se resguardar o trabalho decente. O objetivo é perquirir quais os entraves que precisam ser enfrentados atualmente para que seja possível a concretização do trabalho decente da cadeia produtiva do chocolate.

Por fim, a pesquisa conclui que a ausência de políticas públicas por parte do Estado é um dos maiores obstáculos à erradicação do trabalho indigno na cacauicultura, constatando que a atuação positiva do poder público se faz primordial para a concretização do trabalho decente na cadeia produtiva do chocolate. Para tanto, utiliza-se o método hipotético-dedutivo, com uma análise documental e bibliográfica e uma abordagem qualitativa do tema.

Palavras-chave:

Trabalho Decente; Cacauicultura; Cadeia Produtivo do Chocolate.

Sumário:

1 - Introdução.

2 - A cadeia produtiva do chocolate.

3 - A cacauicultura e a exploração do trabalhador.

4 - Os desafios em busca do trabalho decente.

5 - Considerações finais.

6 - Referências

 

 

Conheça a Revista LTr

 

Conheça a Revista LTr

Uma verdadeira Enciclopédia do Direito do Trabalho!

A Revista LTr é uma valiosa fonte de estudos e informações sobre doutrina, jurisprudência e legislação do Direito do Trabalho. Publicação mensal, editada há mais de 80 anos ininterruptamente. Abrange toda Legislação Trabalhista do período; Doutrina elaborada e assinada por eminentes especialistas em Direito do Trabalho; Jurisprudência Trabalhista, acórdãos na íntegra dos Tribunais Superiores e Regionais. Repositório autorizado para indicação de julgados no STF e no TST.

As informações são organizadas de modo a tornar mais ágil a localização da matéria e a consulta de modo geral. São editados índices semestrais: alfabético-remissivo, cronológico e onomástico, sobre toda matéria publicada no período.

 

Ver todos os artigos

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.